top of page
identidade visual (3).png
Simpósios Temáticos: Imagem

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

ST 1 – GÊNERO, CULTURA E LINGUAGENS

Coordenação: Luíza Vieira Cavalcanti
(Mestranda em História - UFRN)

O presente simpósio temático objetiva reunir trabalhos que articulem, problematizem e dialoguem com conceitos de gênero, de cultura, linguagem, memória e narrativas históricas. Nessa direção, aceitam-se trabalhos inseridos nos campos da história política, história social, história cultural, história do corpo, estudos de gênero e sexualidade. Compreende-se que os gêneros são materializações culturais realizadas pela e para a linguagem, que neste caso é revestida de poder, sendo utilizada tanto para manter, como para romper estruturas. Assim, o ST visa dialogar sobre diferentes maneiras de performar dentro das sociedades, bem como a produção de diversos padrões culturais (gênero, sexualidade, racialidade, etnicidade, religiosidade) e as linguagens nas quais são significados a tais operações (literatura, cinema, teatro, pintura, fotografia, arquitetura, mídia, música). Nesse sentido, aceitam-se trabalhos do campo da História e áreas afins que contribuam para a ampliação do conhecimento acadêmico com ênfase nas discussões teóricas acerca das relações de gênero, cultura e linguagem.

ST 2 – GÊNERO, PODER E VIOLÊNCIA

Coordenação: Joyce Conceição de Mesquita
(Mestranda em História - UNICAP)

As violências de gênero apresentam-se de diversas formas em consonância aos diversos cenários, expressando relações de poder de dominação e exploração. São agressões que correspondem todo e qualquer ato de força física ou verbal, privação arbitrária de liberdade ou risco de vida (ocasionando dano físico e psicológico), humilhação e coerção que acabam por perpetuar a subordinação feminina. Para além de entender o poder meramente como um sistema de dominação exercido de uma classe para outra ou ainda como um conjunto de instituições e aparelhos que garantem a subalternidade de indivíduos ao Estado, as atividades deste eixo temático têm por objetivo apreender como, partindo das relações de gênero, somos capazes de não só experienciar, mas também de resistir, delinear e reconfigurar o poder através da subversão. Neste sentido, buscaremos neste simpósio temático reunir investigações acerca da violência de gênero e relações de poder, fornecendo subsídios significativos à compreensão do tema proposto.

ST 3 – GÊNERO, RELIGIÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Coordenação: Rafael Ragner Valentim Phaelante da Camara Lima
(Mestrando em História - UFBA)

O papel dos sujeitos excluídos, marginalizados e subalternos foram evidenciados a partir das revisões no campo da história-vista-por-baixo e observa um contínuo movimento desses indivíduos e grupos em conflito e em relações de poder, construindo espaços de resistência na sociedade. Este simpósio temático apresenta-se como espaço de socialização de conhecimento, troca de experiências que fomentem debates relacionados às demandas históricas dos finais do século XIX aos dias atuais. Convidamos a participar conosco, pessoas cujos trabalhos abordem questões teóricas e metodológicas no campo das religiões, gênero e relações étnico-raciais em diferentes aspectos, sejam políticos, culturais, econômicos ou educacionais. Narrativas, metodologias e epistemologias contra hegemônicas sobre as populações negras, processos de escravização e que contemplem as questões de gênero, assim como religião e seus conflitos, crença, prática e devoção.

ST 4 – GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

Coordenação: Caíque Nascimento
(Mestrando em História - UFRPE)

Diante das políticas conservadoras e dos retrocessos sociais, políticos e econômicos instaurados pelo atual governo e seus aliados, é notório que práticas reguladoras de gênero e sexualidade, atreladas às mudanças provocadas pelo capitalismo, normatizam os corpos e os tornam objetos de gestão política da vida. Portanto, é essencial compreendermos os velhos caminhos que nos conduzem aos quadros de violência contra corpos LGBTIA+ e à violação e/ou negação dos direitos de grupos sociais que estão em não conformidade com as normativas de gênero e sexualidade vigentes. Sendo assim, por compreendermos a educação como uma das ferramentas para fissurar o sistema normativo de gênero e sexualidade, pretendemos acolher, neste simpósio temático, pesquisas, estudos e relatos de experiência que abordem o gênero, a sexualidade e a educação pautada na diferença, a fim de que tornemos o terreno fértil para a criação de novas perspectivas e para que novas encruzilhadas possam surgir para além dos muros das instituições de ensino superior.

Simpósios Temáticos: Serviços
bottom of page